Pare de fazer pessoas estúpidas famosas e de ser estúpido na internet

No último sábado (25/06/2022), a atriz Klara Castanho veio a público revelar uma notícia brutal: ela havia engravidado em decorrência de um estupro e entregou a criança para adoção. E tal iniciativa só aconteceu depois dos posicionamentos questionáveis de Léo Dias e Antônia Fontenelle.

Como já foi dito no artigo anterior neste blog, o jornalista teve acesso às informações sigilosas do procedimento da atriz por meio de funcionários do hospital da Rede D‘Or em Santo André, no qual Klara realizou o processo. 

Ainda que a atriz tenha pedido para que respeitassem a sua violência e todos concordassem, Léo Dias entregou essas informações para a apresentadora Antônia Fontenelle, que fez uma live no seu perfil contando o caso.

Sem expor o nome de Klara, Antônia fez um relato de algo que considerava revoltante, dizendo que uma atriz da Globo teria concebido uma criança e a descartado diretamente no hospital. Afirmou que não queria nem ver o próprio filho e o menosprezou, causando um movimento expressivo nas redes sociais.

Entretanto, os usuários no Twitter associaram a revelação à Klara Castanho, devido à semelhança do relato com a trama da sua personagem na série “Bom dia, Verônica”. Isso alcançou os Trending Topics da rede, fazendo a atriz vir a público para conter a situação.

Com isso, Antônia foi duramente criticada pela exposição, e a reação da apresentadora foi apenas trancar os comentários nos seus perfis. Depois que Klara fez o seu relato, Antônia publicou um vídeo em seu Instagram neste domingo (26/06) para se retratar.

Antônia mais uma vez se exime da responsabilidade pela exposição da Klara e continua defendendo que não fez nada de errado, ainda que tenha recebido a informação sobre o caso e compartilhado sem qualquer cuidado com a notícia nem apuração de fontes, contribuindo com o linchamento virtual.

Outro nome importante para o caso é Matheus Baldi, um jornalista que ganha a vida com suas colunas de fofoca. Ele recebeu as informações do caso, chegou a entrar em contato com a assessoria da artista, e por não ter resposta, postou a notícia em suas redes sociais. 

Depois de ter ciência do estupro e da própria Klara falar com ele diretamente pedindo que apagasse, ele o fez. Contudo, acredita que não pode ser responsabilizado, já que o seu papel é vazar informações pessoais de celebridades para o público.

Pessoas como Léo, Matheus e Antônia ganham a vida causando sofrimento à pessoas como Klara, tanto que outros influenciadores se voltaram contra a dupla, pois receberam informações equivocadas sobre o caso, como a youtuber Dri Paz. A própria Fontenelle salientou isso no seu vídeo, mas tal qual Dri Paz, não tiveram qualquer preocupação em apurar os fatos antes de levar a público.

Entretanto, é importante salientar: eles não fizeram isso sozinhos. Quem deu voz a esse absurdo foram as milhares de citações à atriz nas redes sociais.

Sempre que algo assim acontece, nós dizemos a todos para parar de fazer pessoas estúpidas famosas, pois sem palco, cretino não dá show. Contudo, o real questionamento é se nós também não estamos agindo de forma estúpida na internet, e o que aconteceu nesse final de semana é a prova viva que sim.

Léo, Matheus, Dri e Antônia foram extremamente antiéticos e seguem agindo como se tudo fosse um simples erro, mas quem compartilhou essa notícia, divulgou para os seus contatos e participou das ofensas à garota também teve um papel fundamental para que Klara Castanho passasse por esse tormento.

Sendo assim, todos aqueles que levaram essa história adiante, famosos ou não, também são responsáveis

Afinal, o rebuliço maior veio do Twitter, quando os usuários associaram a história contada com a trama da personagem na série, alguns acreditando que era uma estratégia midiática, outros afirmando categoricamente que, sim, se tratava de Klara Castanho, por terem contato com a publicação de Matheus Baldi.

Nós temos a obrigação moral de parar de dar palco para pessoas estúpidas, mas também precisamos parar de sermos estúpidos nas redes. Os únicos critérios de culpabilização não podem ser o número de seguidores e alcance, todos que participam de movimentos como esse devem fazer seu mea culpa.

Muitos estão cobrando retratações dos grandes influenciadores que se pronunciaram, mas quantas contas pequenas que disseminaram a notícia antes da confirmação não estão dando um piu sobre o que fizeram? Não adianta cobrar de usuários famosos uma atitude que nem você tem coragem de fazer.

Um abraço, e a gente se lê por aí.

Um comentário sobre “Pare de fazer pessoas estúpidas famosas e de ser estúpido na internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s